A Assembleia Legislativa de Goiás aprovou requerimento do deputado estadual Paulo Cezar Martins (PL) para realizar audiência pública que debaterá o sistema de regulação da saúde pública no Estado.
O parlamentar alega que, desde que a regulação saiu da Prefeitura de Goiânia, os problemas “se avolumaram”, como demora no atendimento, redução de procedimentos de média e alta complexidade e dificuldade de atuação integrada entre a Secretaria Estadual de Saúde e as secretarias municipais.
“A regulação é hoje um dos maiores dramas da saúde estadual. A pessoas estão morrendo por falta de atendimento adequado”, disse Paulo Cezar. O deputado afirmou ainda que os municípios estão sendo “prejudicados pela “burocracia estadual”.
Foram convidados para a audiência pública os secretários estadual e municipal de Saúde, os presidentes do Conselho Regional de Medicina, do Conselho Regional de Enfermagem, do SindiSaúde, representantes do Ministério Público Federal e Estadual, do Ministério da Saúde, do Núcleo de Apoio Técnico da Saúde do Poder Judiciário e do Sindicato dos Hospitais do Estado de Goiás.
O deputado Paulo Cezar Martins, que era do MDB, é oposição ao governo de Ronaldo Caiado (UB) e apoia a pré-candidatura a governador de Gustavo Mendanha (Patriota). Embora seja do PL, que oficializou a pré-candidatura ao governo do deputado federal Vitor Hugo.