O instituto Brasmarket divulgou ontem (20/5) a sua primeira pesquisa eleitoral sobre a intenção de votos dos eleitores em Goiás. Pré-candidato a reeleição, o governador Ronaldo Caiado (UB) mantém seu favoritismo, com uma boa vantagem sobre os demais nomes cotados para a disputa eleitoral. Na pesquisa espontânea, quando os nomes não são apresentados aos eleitores, tem 14% das intenções de votos.
Na estimulada, com os nomes apresentados, Caiado tem 46,3% num cenário em que Gustavo Mendanha (Patriota) e Marconi Perillo (PSDB) estão na disputa pelo governo de Goiás. No cenário em que o nome do tucano não consta, o governador aparece com 44,1% das intenções de votos. Portanto, não altera muito o quadro para Caiado, uma vez que a variação está dentro da margem de erro (3,4% para mais ou menos) da pesquisa.
A novidade nesta pesquisa está no fato de Gustavo Mendanha, pela pesquisa da Brasmarket, se consolidar na segunda posição para a eleição ao governo estadual. O pré-candidato do Patriota tem, na pesquisa espontânea, 3,5% das intenções de votos. Na estimulada, sem o nome de Marconi Perillo, aparece com 18,9%. No cenário em que tem o tucano na disputa, Mendanha aparece com 16,1%. Portanto, a sua variação está dentro da margem de erro desta pesquisa.
Marconi Perillo
A surpresa é o posicionamento de Marconi Perillo em todos os cenários da pesquisa, aquém do pregado pelos tucanos em Goiás. Na espontânea, o ex-governador aparece com apenas 1,4% das intenções de votos, numa quarta posição, atrás do deputado Vitor Hugo (PL), com 1,9%. Na estimulada tem 9,6%, na terceira posição e 6,5 pontos atrás de Mendanha.
Convém lembrar que o tucano intensificou a sua pré-campanha na última semana em Goiás, demonstrando a sua vontade cada vez maior de disputar o governo de Goiás. Embora tenha deixado claro que esta decisão será tomada apenas em julho e as pesquisas terão peso fundamental nisto.
Detalhe importante: a pesquisa foi realizada entre os dias 9 e 13 de maio, ouvindo 800 eleitores. Portanto, foi no período em que Marconi Perillo ainda se recuperava em São Paulo de uma pequena intervenção cirúrgica no coração. Ele retomou as atividades políticas no dia 14, em encontro do PSDB na cidade de Quirinópolis.
Mas, tem um fator que demonstra a dificuldade que o tucano ainda enfrenta para uma nova candidatura ao governo de Goiás: a sua rejeição. É a maior de todos os nomes apresentados na pesquisa, com 46,3%. Em seguida é a do deputado Vitor Hugo, com 33,5%. O governador Caiado é rejeitado por 24,6% dos eleitores goianos e Gustavo Mendanha, por 20,1%.