Pesquisa divulgada nesta quarta-feira (22/6) do instituto PoderData, do portal Poder360, aponta quase nenhuma mudança na disputa eleitoral pela presidência da República. Pelo menos para o primeiro turno. Continua a forte polarização entre Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL), com o ex-presidente tendo 44% das intenções de votos e o presidente 34%.
Em relação à rodada anterior (primeira semana de junho), o petista avançou um ponto e Bolsonaro recuou um ponto. Mas dentro da margem de erro da pesquisa, de 2 pontos para mais ou menos. A pesquisa foi realizada entre 19 a 21 de junho, com 3 mil entrevistas em 302 municípios brasileiros.
É um cenário negativo para os pré-candidatos da terceira via que lutam para quebrar a polarização entre Lula e Bolsonaro. A saída de cena do ex-governador João Doria (PSDB-SP) pouco mudou o quadro, segundo a pesquisa. Ciro Gomes (PDT) continua com 6% das intenções de votos, segundo por André Janones (Avante) com 2% e Simone Tebet (MDB), com 1,5%.
Já num cenário de segundo turno, há mudança: Lula ampliou a sua vantagem sobre Bolsonaro. O petista tem 52% das intenções de voto, contra 35% do atual presidente, uma frente de 17 pontos. É primeira vez nos últimos quatro meses que Lula cresceu na pesquisa fora da margem de erro e praticamente a mesma vantagem que o petista tinha no início deste ano.
Saiba mais: Aumenta a polarização entre Lula e Bolsonaro