O governo Lula lançará o programa Desenrola Brasil, para pessoas endividadas. Especialmente as que contraíram empréstimo consignado oferecido pelo Auxílio Brasil em 2022. Foi uma ação do governo Bolsonaro para permitir a inclusão de pessoas inadimplentes de volta à economia. A informação é do ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias.
Entretanto, não há ainda maiores informações sobre este programa, uma vez que ainda está em fase de estudos. De acordo com o ministério, a estimativa é de que sejam atendidas 80 milhões de brasileiros inadimplentes, sendo cerca de 3,5 milhões de pessoas endividadas com o consignado e que recebem o Auxílio Brasil. As dívidas somam R$ 9,5 bilhões.
“É grave o problema dos endividados do Auxílio Brasil ou do Bolsa Família, o chamado consignado. Primeiro, já do ponto de vista da própria legalidade. O programa foi usado, no período de eleição, com objetivos claramente eleitorais. O presidente Lula já demonstrou sensibilidade com o tema desde a campanha”, disse o ministro.
Em agosto do ano passado o então presidente Jair Bolsonaro sancionou a Lei nº 14.431/2022. Ela liberou o crédito consignado a beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e de programas federais de transferência de renda, como o Auxílio Brasil. Os beneficiários puderam fazer empréstimos de até 40% do valor do benefício. A União ficou autorizada a descontar o valor da parcela dos repasses mensais.