O prefeito Rogério Cruz (Republicanos) empossa nesta segunda-feira (30/1) o novo secretário municipal de Governo: o ex-deputado federal Jovair Arantes Republicanos, que tentou se eleger novamente para a Câmara dos Deputados em 2022. Teve apenas 35 mil votos e não foi eleito. O ex-deputado substitui o suplente de vereador Michel Magul (MDB), que deve ser aproveitado em outra função.
Ao jornal O Popular, Jovair Arantes disse que vai ajudar o prefeito nas articulações políticas, principalmente na Câmara de Goiânia. “Resolvi dar a mão ao Rogério (Cruz, prefeito) na área de articulação política porque ele tem que ter mais paz para trabalhar, para tocar as obras que são importantes. Vou fazer interlocução política com Brasília e promover uma relação mais próxima e quente com a Câmara Municipal. Fui parlamentar e sei que o legislador quer e precisa de atenção para atender as demandas de quem ele representa”, disse.
Jovair já foi vereador por Goiânia, deputado estadual, vice-prefeito de Goiânia na gestão de Darci Accorsi (PT), de 1993 a 1996, e deputado federal por vários mandatos. No Congresso Nacional foi um dos principais articuladores do chamado Centrão. Na eleição de 2018 não conseguiu se reeleger. Já Michel Magul assumiu interinamente a Secretaria de Governo do Paço, no lugar de Arthur Bernardes, em fevereiro de 2022. Tentou se eleger vereador no ano passado, mas também não teve êxito.
Relação
O prefeito Rogério Cruz, pré-candidato a reeleição em 2024, busca melhorar a sua relação com os 35 vereadores goianienses, além de reforçar a sua base no Legislativo municipal. Na posse da nova Mesa Diretora da Câmara de Goiânia, no início deste mês, destacou que pretende ampliar a parceria com a Casa “Nós construímos uma parceria fundada no objetivo de trazer benefícios ao cidadão goianiense, para a cidade que nós queremos construir juntos. Eu já disse e repito muitas vezes: eu não faço a gestão sozinho, a nossa gestão é compartilhada”, afirmou.
O prefeito parabenizou Romário Policarpo, que foi eleito pela terceira vez consecutiva para a presidência da Câmara. Disse que, quando foi vereador na Casa, votou em Romário para presidente, apoiou seu nome para reeleição, e disse que estava “feliz em vê-lo assumir a cadeira pela terceira vez”.