A Assembleia Legislativa está a partir de agora, de fato, sob o comando da base governista e, claro, do governador Ronaldo Caiado (UB). Como esperado, nesta quarta-feira (1/2) foi eleita a nova mesa diretora da Casa, tendo o deputado estadual Bruno Peixoto (UB) como novo presidente. Nos quatro anos da legislatura passada, encerrada ontem, o Legislativo estadual foi presidido pelo ex-deputado Lissauer Vieira (PSD), que chegou ao comando da casa com o apoio da oposição ao governador, depois se aproximou de Caiado, mas sempre procurou manter uma postura de independência. Várias vezes, contrariando o governo.
Bruno Peixoto era líder do Governo na Assembleia até o ano passado. “Eu tenho muita consciência que obtive mais de 73 mil votos nas eleições porque ocupei a liderança do Governo. Tenho muita gratidão ao governador por isso, o que já externei várias vezes. Recebi, hoje, mais um voto de confiança e a forma que terei de retribuir é buscando, cada vez mais, mobilizar a prestação de serviços à sociedade”, disse em discurso após ser eleito novo presidente da Casa.
Ressaltou ainda o seu trabalho de articulação para eleger chapa única e por unanimidade a nova Mesa Diretora. Deixando mais uma vez bastante claro a total sintonia que haverá entre a Assembleia e o Palácio das Esmeraldas. “Fico muito feliz e sei o quão difícil foi conquistar o apoio de cada um dos parlamentares desta Casa. Nós, juntos com o governo, outros poderes e nossos Tribunais, vamos produzir muitos frutos para o povo goiano”, discursou.
Novo marco
Já o governador Ronaldo Caiado parabenizou o aliado e novo presidente da Alego. “Vossa excelência acaba de implantar um novo marco nessa casa: o do diálogo”, disse ao Bruno Peixoto. Presente na solenidade de posse dos 41 deputados estaduais, enfatizou que quer manter uma boa relação com o Legislativo. “Aprendi e coloquei em prática que não se governa sozinho”, disse.
Caiado ressaltou ainda que todos o seu secretariado estará de portas abertas para os parlamentares levarem suas demandas. Além disso, afirmou que o seu governo pagou todas as emendas impositivas. “Faço um apelo para que, neste 2023, nos ajudem com a destinação nas áreas da saúde e educação”, disse.
O governador goiano voltou também a reafirmar o seu respeito aos resultados das eleições. “Sou o homem da política e sempre acreditei nesse curso normal da democracia. Jamais desonrei o voto de goianos e reafirmo: já tive embates duros dentro do Congresso, mas jamais descumpri a norma constitucional ou atentei contra o Estado Democratico de Direito”, afirmou. Num claro discurso contra as recentes manifestações de bolsonaristas radicais no Brasil.
Saiba mais: Caiado começa o novo governo com folga na Assembleia