O núcleo político da Prefeitura de Goiânia busca avançar nas articulações para construir uma base de apoio consistente à reeleição do prefeito Rogério Cruz (Republicanos), na eleição do próximo ano. Além do pacote de R$ 1,7 bilhão em obras para a capital, aliados de Cruz intensificaram conversas com as cúpulas estaduais do PP, do PDT e do MDB. Além disso, também foram nomeados para cargos no Paço indicações dos presidentes do Avante e do Agir.
O prefeito Rogério Cruz recebeu ontem (16/5) mais uma vez o presidente estadual do Partido Progressista, Alexandre Baldy, hoje presidente da Agência Goiana de Habitação (Agehab). Voltou a oferecer a Secretaria Municipal da Educação. Mas, novamente, a conversa não foi conclusiva. O pepista ficou de retornar com uma resposta, se aceita o cargo oferecido ou vai fazer uma contraproposta, por outro cargo na Prefeitura.
Para o PDT goiano, comandado pela deputada federal Flávia Morais e do deputado estadual George Morais, o prefeito ofereceu a Agência Municipal de Turismo, Eventos e Lazer.
MDB
Já em relação ao MDB, a estratégia do núcleo político do Paço é avançar com maior cautela. Primeiro, porque ainda não foi totalmente cicatrizado o rompimento político entre Rogério Cruz e Daniel Vilela, vice-governador e presidente estadual da legenda, no início de 2020. Segundo, porque os emedebistas têm projeto de lançar candidatura própria à Prefeitura de Goiânia em 2024. Vale lembrar que o partido venceu a eleição em 2020, com Maguito Vilela, que faleceu em janeiro de 2021 por complicação da Covid-19 e seu então vice Rogério Cruz assumiu o mandato.
O Paço chamou os vereadores do MDB para uma reunião. Entre outros assuntos, será discutida a maior participação na administração municipal. A expecativa de aliados de Rogério Cruz é que Daniel Vilela também participe da conversa. Uma possibilidade cada vez mais comentada entre os aliados do prefeito é de oferecer, além de cargos, a vice na sua chapa para os emedebistas.
Rogério Cruz também entregou ontem duas secretarias para dois vereadores: Thialu Guiotti (Avante) indicou nome para a Secretaria Municipal de Esportes (Smesp) e Paulo Henrique da Farmácia (Agir) para a Secretaria Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sictec). Os dois também integram a CEI da Comurg, que já tem data marcada para ser encerrada (dia 30) na Câmara de Goiânia.
Saiba mais: Paço espera apoio de Caiado se Ana Paula não for candidata