Todas as novas cooperativas gestadas pelo projeto Incubacoop, no âmbito do programa Coopera Goiás, serão isentas de taxas para abertura na Junta Comercial do Estado de Goiás. A medida, que se soma ao programa de investimentos de R$ 3,2 milhões para fortalecer o cooperativismo em Goiás, foi anunciada nesta quinta-feira (01) pelo governador Ronaldo Caiado, em evento realizado no Espaço Incubacoop Goiás, sede do Sistema OCB/GO, durante programação da Semana do Cooperativismo.
O pacote de estímulos servirá para fomentar o projeto Incubacoop, incubadora e aceleradora de cooperativas que dará o suporte necessário para identificar e organizar segmentos produtivos em municípios goianos, sobretudo aqueles mais impactados pela pandemia de Covid-19, e transformá-los em cooperativas. O objetivo é estimular a geração de emprego e renda, contribuindo com o desenvolvimento econômico e social local. “Vou fazer um decreto e essas cooperativas que vão começar agora, ampliando nossa capacidade de trabalho, serão isentas dessa tributação”, garantiu Caiado.
O presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira, afirmou em sua apresentação que o cooperativismo não tem muito a pedir, mas muito a oferecer. “Nós estamos oferecendo a nossa força e capilaridade, o nosso compromisso com o social para o bem de Goiás, para a retomada do emprego e da renda”, destacou Luís Alberto. O dirigente ressaltou que o projeto busca levar expertise e apoio aos segmentos produtivos de cada município goiano. “Levar uma indústria para determinadas regiões é difícil, mas uma cooperativa nasce ali, no seio da comunidade, é um arranjo produtivo que aproveita as potencialidades locais”.