O governo de Goiás apresentou mais uma nova proposta para a modernização o Eixo Anhanguera, principal linha de ônibus coletivo da Grande Goiânia, que é operada pela estatal Metrobus. A nova proposta de eletrificação da frota e de modernização dos equipamentos (plataformas e terminais) foi apresentada pelo secretário-geral de Governo e presidente da Câmara Deliberativa do Transporte Coletivo (CDTC), Adriano da Rocha Lima, nesta segunda-feira (7/8).
Prevê a criação de uma Sociedade de Propósito Específico (SPE), formada pelas cinco empresas participantes da Rede Metropolitana de Transporte Coletivo de Goiânia (RMTC). Incluindo a Metrobus, que irá adquirir 65 ônibus elétricos novos, por meio da compra consorciada. Além disso, serão reformados os terminais Padre Pelágio, Dergo, Praça A, Praça da Bíblia, Novo Mundo e Senador Canedo, bem como todas as plataformas e pontos de embarque atendidos pelo Eixo.
Uma SPE é uma sociedade empresária cuja atividade é bastante restrita, normalmente utilizada para isolar o risco financeiro à atividade desenvolvida. Ela será a responsável por adquirir e manter a frota eletrificada do Eixo Anhanguera, bem como a frota de todo o sistema, devendo. Ainda, ser responsável pelos investimentos nas obras de infraestrutura do corredor Anhanguera.
Investimento
O investimento por parte do setor público será de, aproximadamente, R$ 400 milhões. Valor este a ser pago por meio do subsídio do transporte, diluídos no novo contrato, ao longo dos anos, sem mudança na tarifa ao usuário, que permanecerá no valor atual de R$ 4,30.
“Fechamos um acordo com o consórcio formado por cinco empresas, incluindo uma estatal que é a Metrobus, que irá fazer a aquisição dos ônibus elétricos, por meio do contrato de concessão. Ao mesmo tempo, iremos reformar todos os terminais e plataformas do Eixo Anhanguera e suas extensões. Então, estamos contratando de imediato 65 ônibus elétricos que começarão a chegar no início do ano que vem. E a reforma de todos os terminais está prevista para até final de 2024”, disse o secretário-geral de Governo.
Os novos ônibus elétricos serão do tipo articulado, com 21 metros de comprimento e autonomia de 250 quilômetros. Inicialmente, estes ônibus serão alocados para o trecho original do Eixo Anhanguera com pouco mais de 13 quilômetros de extensão e que corta toda a capital. Os demais veículos operados pelas concessionárias privadas em sua extensão não serão substituídos neste primeiro momento.
O Eixo Anhanguera é a espinha dorsal da rede de transporte coletivo metropolitana. Este corredor estratégico corta Goiânia de leste a oeste, conectando fisicamente 15 dos 19 municípios que compõem a região Metropolitana de Goiânia. Por meio de suas extensões e de quase 100 linhas alimentadoras, o Eixo Anhanguera atende todas as áreas destas cidades, e já chegou a transportar mais de 150 mil usuários por dia.
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