O prefeito de Anápolis, Roberto Naves, vai assumir a presidência do Republicanos em Goiás. A decisão foi da cúpula nacional do partido, após reunião com Naves nesta terça-feira (26/9) em Brasília. Na semana passada, o prefeito havia comunicado a sua desfiliação do Partido Progressista (PP). Inicialmente, deu a entender por não concordar com os rumos da legenda em Goiás, comandada pelo ex-deputado federal e empresário Alexandre Baldy (também presidente da Agehab).
Roberto Naves vai assumir a direção estadual do Republicanos no lugar do ex-prefeito Hildo do Candango (Águas Lindas), que passou a comandar o partido neste ano em substituição ao ex-deputado federal João Campos. O prefeito de Anápolis deve colocar panos quentes na recente crise entre o partido e Rogério Cruz, prefeito de Goiânia, por divisão de cargos no Paço Municipal.
Além disso, Roberto Naves é aliado do marqueteiro Jorcelino Braga, presidente estadual do Patriotas, que tenta viabilizar uma candidatura à reeleição de Rogério Cruz na capital para 2024. Entretanto, o Republicanos ainda mantém a sua disposição de manter os espaços na Prefeitura de Goiânia. Nos bastidores, comenta-se que o partido quer o Escritório de Prioridades Estratégicas e a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres.
Mas, Roberto Naves não prioriza apenas a política em Goiânia. Agora, terá um partido ao seu comando para articular a sua própria sucessão no próximo em Anápolis. Além disso, também almeja construir espaço para o seu projeto político em 2026: estar numa chapa majoritária como candidato ao Senado ou a vice-governador.