O combate sistemático ao crime organizado foi tema de palestra ministrada pelo governador Ronaldo Caiado nesta segunda-feira (09/10), em São Paulo. Como convidado do Conselho Político e Social da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), Caiado abordou as estratégias implementadas na área em Goiás. Claro, aproveitou para fazer contraponto à onda de violência em diversos estados do Brasil, especialmente na Bahia e Rio de Janeiro.
“A falta de segurança é uma situação que desestrutura a governabilidade”, reafirmou Caiado. “Há um processo de acovardamento da autoridade a enfrentar essas estruturas que estão se consolidando como um processo metastático de evolução rápida”, complementou. Para ele, é preciso firmeza e estratégia para lidar com o problema e evitar o descrédito perante a população.
Ronaldo Caiado destacou a urgência do controle do sistema penal no Brasil. Ele reforçou que a integração do serviço de inteligência com estados vizinhos, o fim das visitas íntimas para detentos de alta periculosidade, maior controle interno e abertura de três novos presídios de segurança máxima em Formosa, Águas Lindas e Planaltina de Goiás foram cruciais no processo de redução da criminalidade.
“Temos de deslocar presos perigosos até três vezes por ano, trocando de penitenciária. Deslocamos toda uma estrutura para impedir as ramificações”, explicou. O governador lamentou o aliciamento de jovens para o crime, que “veem essas pessoas (os criminosos) progredirem, de carros modernos, motos e vestimentas, tornando um perfil daquilo que sonham para o futuro”. E reforçou o compromisso do Estado com o investimento em educação e geração de oportunidades para a juventude, em um trabalho que une diversas pastas da administração.
Homenagem
O presidente da ACSP, Roberto Ondine, parabenizou o governo de Goiás e condecorou Ronaldo Caiado. “Hoje nós tivemos uma aula sobre segurança pública. Já tivemos algumas discussões do que deveria ser feito, mas o senhor trouxe para nós um resultado, ação, junto com a coragem e a competência”, afirmou.
Representantes de mais de 420 associações participaram do evento, realizado em formato híbrido (presencial e online). Entre eles o ex-ministro da Justiça Toquarto Jardim, Andrea Matarazzo (ex-embaixador do Brasil), Paulo Roberto Barreto Bornhausen (ex-deputado federal), Pimenta da Veiga (ex-prefeito de Belo Horizonte). Também estavam presentes o ex-deputado federal Vilmar Rocha e o presidente da Codego e ex-deputado federal, Francisco Júnior, ambos do PSD goiano.
Leia também: Reforma tributária: Caiado diz que médicos serão penalizados