Seis grandes empresas sediadas na China devem trazer investimentos para Goiás nos próximos anos. Este é o saldo da viagem liderada pelo governador Ronaldo Caiado ao país asiático para atração de novos investimentos ao estado. Durante duas semanas, encerrado nesta terça-feira (14/11), a comitiva goiana esteve em seis cidades, incluindo a capital Pequim. Realizou cerca de 16 visitas e reuniões com representantes do governo chinês, empresários e uma universidade.
“A missão foi extremamente produtiva. Fechamos acordos que vão gerar emprego e renda e garantimos parcerias que vão promover a pesquisa e a inovação em Goiás”, ressaltou Caiado. Um dos principais destaques foi a assinatura do acordo comercial para a instalação da multinacional de energia renovável Chint Power em Itumbiara.
Também avançaram as negociações com os grupos CMOC, indústria de mineração e beneficiamento de nióbio e fosfato, que projeta investir R$ 3 bilhões em Goiás. E com a Weichai Group, topo do ranking em produção de motores elétricos, outra com interesse no município de Itumbiara. “Tivemos a oportunidade de avançar na negociação. Elevaremos o patamar tecnológico de Goiás, que será referência na produção de produtos de ponta, com a possibilidade de abastecer a América Latina”, afirmou o governador.
Investimentos
O governador encerrou nesta terça-feira (14/11) a missão comercial goiana e desembarcou na quarta-feira (15/11) em Goiânia. Na última agenda oficial, foi recebido por dirigentes da China Railway Limited (CREC), sediada em Pequim. O conglomerado pretende expandir seus investimentos em Goiás, onde já atua na Mina Boa Vista, em Catalão. Para isto, representantes da empresa pretendem visitar o estado em 2024 para dar início aos estudos e projetos.
A missão será preparada pela Associação Sino Brasileira de Mineração (ASBN), que também promoveu uma segunda audiência entre a comitiva goiana e empresários chineses de diversos setores. O presidente da entidade, Luís Guimarães, destacou o potencial das tratativas. “Goiás é um estado competitivo, com muito espaço para investimento. Como representante da ASBM, garanto todo envolvimento para que essas negociações avancem”, afirmou.
A China Railway Group Limited tem sido listada entre as 500 maiores empresas do mundo há 16 anos consecutivos. Em dezembro de 2017, passou por uma grande transformação, tornando-se uma entidade estatal totalmente financiada. Possui 300 mil funcionários e planeja expandir sua atuação global até atingir 3 milhões de empregos em todo o mundo.