O governador Ronaldo Caiado (UB) encerra este ano com a sua imagem melhor do que começou. Segundo mais uma pesquisa divulgada neste mês, desta vez realizada pelo instituto Real Time Big Data, ligada a TV Record, a gestão de Caiado tem 64% de ótimo e bom, sendo 24% de ótimo e 40% de bom. Apenas 9% dos eleitores goianos rejeitam o atual governo (ruim para 5% e péssimo para 4%). Outros 25% avaliam como regular.
A pesquisa também apontou que 83% dos eleitores goianos aprovam a gestão Caiado. Em abril deste ano, eram 72%. Portanto, crescimento de 11 pontos em oito meses. Apenas 15% dos eleitores reprovam o atual governo, número inferior ao de abril (19%). E 2% não souberam responder.
A Real Time Big Data ouviu 1.200 eleitores, entre os dias 16 e 18 de dezembro. A margem de erro é de 3 pontos porcentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%.
Lula
Já o presidente Lula (PT) chega ao final do primeiro ano do seu terceiro governo com aprovação menor do que o começou. Segundo pesquisa do PoderData, em janeiro deste ano 52% dos brasileiros avaliavam positivamente a administração petista. Agora, são 46%. Uma queda de seis pontos. A taxa de desaprovação cresceu cinco pontos neste período, de 39% para 44%.
Lula foi eleito presidente pela terceira vez com 50,9% dos votos válidos. Portanto, atualmente tem menos apoio do que em novembro do ano passado, na eleição do segundo turno. A pesquisa foi realizada de 16 a 18 de dezembro, com 2.500 entrevistas em 244 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de dois pontos percentuais. O intervalo de confiança é de 95%.
Leia também: Pesquisa: 45,3% dos goianos consideram governo Lula ruim ou péssimo