A construção da ponte da BR-080, sobre o Rio Araguaia, foi prometida para ser inaugurada no início de 2023. Depois, passou para o final do ano passado. Agora, a promessa é de concluir a obra no primeiro semestre deste ano, mas trabalhadores no local colocam dúvidas sobre esta possibilidade.
Trata-se de importante obra de infraestrutura que promete conectar São Miguel do Araguaia, em Goiás, a Cocalinho, no Mato Grosso. Faz parte do futuro corredor logístico da BR-080 e da região, um forte polo agrícola do País. Localizada no povoado de Luis Alves, a obra sobre o Rio Araguaia tem um vão central de 131 metros e uma extensão total de 4,1 quilômetros.
É uma estrutura estaiada projetada para aprimorar significativamente a logística entre Goiás e Mato Grosso. A sua conclusão também será um passo significativo para a consolidação da Ferrovia Norte-Sul. A integração da rodovia com a malha ferroviária facilitará o transporte de cargas, otimizando custos e tempos de entrega.
Com um investimento de quase R$ 200 milhões, a ponte da BR-080 está agora prevista para ser concluída no primeiro semestre de 2024. As atividades atuais focam na terraplanagem e nos detalhes finais da estrutura. O uso de solo-cimento, uma técnica para fortalecer o solo, está sendo aplicado nas áreas próximas às cabeceiras da ponte. A etapa final do projeto inclui a pavimentação asfáltica e a sinalização da via.