Embora as atenções do PT nacional estão focadas na pré-candidatura da deputada federal Adriana Accorsi para a Prefeitura de Goiânia, a maior chance de os petistas elegerem prefeito em Goiás é na cidade de Anápolis. Pelo menos é que apontam as pesquisas eleitorais. Uma nova, desta vez do instituto Serpes, confirma a liderança folgada do ex-prefeito e deputado estadual Antônio Gomide (PT) para a disputa eleitoral no segundo maior município goiano.
Realizada entre os dias 19 e 20 de fevereiro, a pesquisa foi encomendada pelo Portal Contexto. No levantamento estimulado, quando os nomes são apresentados aos eleitores, Gomide tem 57,7% das intenções de voto em Anápolis.
Em segundo lugar está o deputado federal Márcio Correa (MDB), com 8%, seguido pelo vice-prefeito Marcio Cândido (PSD), com 6,8%. Na quarta posição o tucano Hélio Lopes (PSDB) aparece com 3%, mesmo percentual de Kim Abrão (Novo). Já Léo Batista (DC) atinge 1,7%, enquanto Rebeca Romero (MDB) tem 1,3%.
A pesquisa entrevistou 601 eleitores anapolinos, com margem de erro de 4% para mais ou para menos, e está registrado no Tribunal Regional Eleitoral sob o número GO-01715/2024.
No cenário em que inclui o deputado estadual Amilton Filho (MDB) para a Prefeitura de Anápolis, Gomide ainda lidera com 47,4%. O emedebista aparece em segundo lugar, com 11%, seguido pelo vereador Leandro Ribeiro (PP), com 6,6%.
No levantamento espontâneo, em que nenhum nome é apresentado ao eleitor, o petista Gomide tem também ampla vantagem: 23,5% das intenções de votos. Seguido por Leandro Ribeiro, com 3,3%; Márcio Correa, com 1,2%; e Márcio Cândido, com 0,8%.
Rejeição
Pré-candidato do PT, Antônio Gomide também lidera a rejeição entre os eleitores anapolinos. Segundo pesquisa do Serpes, 15% não votariam no petista. Seguido por Amilton Filho e Pedro Sahium com 8,8% e 6%, respectivamente.
Entretanto, rejeição maior foi verificada quanto ao apoio do prefeito Roberto Naves (Republicanos). O instituto perguntou se o eleitor de Anápolis votaria em um nome apoiado pelo atual gestor, reeleito em 2020. Resultado: 43,8% responderam que certamente não. Outros 29,3% disseram que talvez e apenas 22,8% cravaram que sim.
Ainda segundo a pesquisa, 45,6% dos eleitores anapolinos desaprovam a gestão do prefeito Roberto Naves, mas 45,4% aprovam.
Leia também: Nova pesquisa confirma liderança de Gomide