O ex-governador e presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo, afirmou nesta quarta-feira (3/4) que o seu partido não está morto. E que as eleições municipais deste ano serão forte indicador do que virá nas eleições estaduais e presidencial de 2026.
O tucano afirmou ainda que está pronto para o debate (regional e nacional). Embora não tenha dito claramente, aliados entenderam como possibilidade de Marconi Perillo disputar o governo de Goiás pela quinta vez em 2026.
O ex-governador participou de encontro regional do PSDB em Goiânia. Nele, foram apresentados os principais pré-candidatos a prefeito do partido para as eleições deste ano em Goiás.
São eles: Matheus Ribeiro (Goiânia), Hélio Lopes (Anápolis), Divino Lemes (Senador Canedo), Leonardo Menezes (Goianésia), Roni Ferreira (Trindade), Ana Lúcia (Luziânia) e Evandro Magal (Caldas Novas).
Olho em 2026
A situação do PSDB é cada vez mais crítica. Nacionalmente, o partido prevê que pode perder até 40% dos prefeitos com a janela partidária que se encerra neste sábado (6/4). Em 2020, o PSDB elegeu 531 prefeitos. Mas agora soma apenas 345.
Entretanto, Marconi Perillo afirma que o PSDB continua forte em outros Estados. Cita Mato Grosso do Sul, em que o partido “tem mais de 60% dos prefeitos”, além de Pernambuco e Rio Grande do Sul. Todos os três são governados por tucanos.
O presidente nacional do PSDB também afirma que o partido terá o governador gaúcho Eduardo Leite como candidato a presidente da República em 2026.
Aliás, sobre a eleição daqui a dois anos, Marconi enfatizou: “Já estou com as mangas arregaçadas e pronto para debater qualquer assunto. Tentaram manchar a minha ficha e o meu currículo, mas a verdade prevaleceu”, frisou.