Os deputados na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), inclusive na base do governador Ronaldo Caiado (UB), cobraram nesta quinta-feira (25/4) o aumento das emendas parlamentares. Para isto, tem o projeto do vice-presidente da Casa, Clécio Alves (Republicanos), que eleva de 1,2% para 2% do Orçamento do Estado a destinação de recursos para atender as emendas.
“Apresentei uma matéria, nessa Casa de Leis, propondo a mudança da porcentagem relativa às emendas parlamentares de 1,2% para 2%. A propositura já teve mais de 20 assinaturas dos deputados. Espero que esse projeto tramite logo”, disse Clécio Alves.
O deputado Wagner Camargo Neto (SD) defendeu o aumento porcentual das emendas parlamentares. “Nós estamos totalmente abertos para o diálogo com o governador Ronaldo Caiado. Nós não aprovamos, nós vamos discutir”, disse.
Mas logo enfatizou: “As emendas são uma forma de levar investimentos de forma segura aos municípios. É algo extremante necessário. Nós queremos qualidade de vida ao povo goiano.”
Panos quentes
O presidente da Alego, deputado Bruno Peixoto (UB), diz que buscará o diálogo (com o governo) para resolver a situação. “Vamos trabalhar em sintonia, com diálogo, e vamos votar isso ainda neste ano, é meu compromisso”, afirmou.
O líder do Governo na Casa, deputado Talles Barreto (UB), destacou a aprovação de 86% do governador Caiado na população goiana, para enfatizar a importância do diálogo entre a Assembleia e o governo para tomarem decisões conjuntas, “evitando ações que possam criar atritos”.
Leia também: Lula libera emendas parlamentares (para aliados)