O governador Ronaldo Caiado (UB) inaugurou nesta segunda-feira (17/6) o hospital estadual de Águas Lindas (GO), no Entorno do Distrito Federal. A unidade demorou quase 20 anos para ser concluída. “O atendimento em saúde no Entorno deu uma virada. É outra realidade, outro contexto”, disse.
A obra, que custou R$ 157 milhões do Tesouro Estadual, possui quase o dobro do tamanho previsto no projeto original, com 16 mil metros quadrados de área construída e estrutura para 22 consultórios, 164 leitos, sendo 40 de UTI’s, entre estes, 20 com suporte para atender bebês e crianças.
Localizado em uma região populosa, a unidade de saúde deve beneficiar mais de 1,2 milhão de habitantes de 31 municípios da macrorregião Nordeste e Goiás. “Isso é SUS, isso é o compromisso de uma gestão com a qualidade da atenção à sua população”, classificou a ministra da Saúde, Nísia Trindade, ao parabenizar a gestão Caiado pela entrega da unidade.
Atendimentos
O hospital terá urgência e emergência e conta com maternidade, bancos de sangue e de leite; e equipamentos para exames como tomografia, ressonância magnética e raio-x. A abertura dos leitos será gradual, com previsão de entrar em atividade plena até agosto. Na manhã desta segunda-feira, cinco pacientes estavam internados e cerca de 160 consultas agendadas.
A gestão será realizada pela organização social Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus, sob fiscalização do Estado.
“Quando assumi o governo, o Entorno não tinha nenhum leito de UTI e nem hospital estadual. Hoje tem em Luziânia, Formosa e Águas Lindas. Três grandes hospitais com estrutura de média e alta complexidade”, salientou Caiado. Juntas, as unidades ofertam 70 leitos de UTI. Com o apoio da Policlínica de Formosa, também entregue pelo governador, elas regionalizam o sistema de saúde goiano.
Filha do governador, a advogada Anna Vitória Caiado falou em nome da família de Ronaldo Ramos Caiado Filho, que faleceu em 2022 e dá nome ao hospital.
Saiba mais: Albert Einstein assume mais um hospital em Goiás: o Hugo