A Prefeitura de Aparecida recebeu o prêmio de 1º lugar no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal de 2024, referente ao exercício de 2023. Com maior evolução na qualidade da informação contábil e fiscal das contas públicas na categoria regional para municípios com mais de 100 mil habitantes.
A premiação, realizada nesta segunda-feira (17/6) em Brasília, é oferecida pelo Governo Federal, através do Ministério da Fazenda e Secretaria do Tesouro Nacional. Com o objetivo de reconhecer os entes públicos e contadores dos municípios que realizam trabalho excepcional das informações contábeis.
“A saúde financeira do município importa sobremaneira quando uma instituição bancária analisa um pedido de financiamento. E não só o equilíbrio nas contas, como a transparência também é determinante para conseguir a aprovação dessas instituições. É um dever de casa que Aparecida de Goiânia tem feito muito bem, conforme podemos perceber com a chegada de recursos para a realização de obras realizadas na cidade”, disse o secretário da Fazenda de Aparecida, Einstein Paniago.
Adimplência
O prefeito Vilmar Mariano (UB) reiterou que a administração de Aparecida está em situação regular nos quesitos adimplência financeira, encaminhamento das contas atuais, aplicação mínima de recursos em saúde e aplicação miníma de recursos em educação, entre outros fatores.
O Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal no Siconfi – Ranking Siconfi – é uma publicação da Secretaria do Tesouro Nacional – STN – cujo objetivo é avaliar a qualidade da informação e a consistência dos relatórios e demonstrativos contábeis e fiscais que o Tesouro Nacional recebe, por meio do Siconfi – Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro, de todos os entes federativos, ou seja, da União, dos estados e dos municípios brasileiros.
A finalidade dessa publicação é fomentar a melhoria da qualidade e da consistência dos dados fiscais e contábeis enviados pelos entes e que são utilizados tanto pelo Tesouro Nacional quanto pelos diversos usuários dessa informação.
Leia também: Economia de Aparecida tem crescimento ‘chinês’