O Produto Interno Bruto (PIB) de Goiás cresceu 2,1% nos últimos 12 meses, até abril passado. Segundo estimativa do Instituto Mauro Borges (IMB). No acumulado deste ano (janeiro a abril), o crescimento está estimado em 0,2%.
Os setores da indústria e de serviços em Goiás cresceram 14,1% e 5,5%, respectivamente, na comparação de abril de 2024 com o mesmo mês do ano anterior. Desta forma, contribuíram para o crescimento de 1,8% do Produto Interno Bruto (PIB) mensal goiano do período.
No acumulado do ano, a indústria apresentou alta de 9,2%, enquanto o setor de serviços registrou um aumento de 3,2%. Segundo dados do boletim divulgado pelo Instituto Mauro Borges (IMB).
Atividades
Em relação à indústria, as atividades que tiveram variações positivas foram os serviços industriais de utilidade pública (19,8%), indústria de transformação (15,4%) e construção (8,6%).
Um dos destaques positivos do setor industrial goiano no primeiro quadrimestre foi a atividade de produção de biocombustíveis. No acumulado do ano, a produção elevou-se em 17%. Especificamente em relação ao etanol, o crescimento foi de 15%.
Já as atividades que impactaram positivamente o setor de serviços foram o comércio (24,4%), transportes e armazenagem (9,8%), informação e comunicação (9,2%), e outros serviços (3,3%).
Saiba mais: PIB goiano agora representa mais de 3% da economia nacional