A concessionária Ecovias do Araguaia anunciou investimentos de R$ 410 milhões para as obras de duplicação da BR-153 em 2025. O trecho a ser duplicado compreende os 53,4 quilômetros entre Anápolis (GO) e a fronteira com o Tocantins. Passando por cidades como Uruaçu, Campinorte, Rialma e Rianápolis.
Esse projeto faz parte de um cronograma que prevê a duplicação de 448,5 quilômetros da rodovia em Goiás até o fim do contrato. Que, aliás, se estenderá por 35 anos. Portanto, para o próximo ano está prevista cumprir 11,9% da duplicação em toda a extensão do trecho Norte da BR-153.
Os investimentos incluem também a construção de dois viadutos, três pontes, vias marginais, quatro novos acessos e passarelas para pedestres. Essas obras buscam não apenas melhorar o fluxo de veículos, mas também aumentar a capacidade de transporte de mercadorias. Além de reduzir os gargalos logísticos na região.
As intervenções vão priorizar trechos de maior movimento, como o segmento entre Uruaçu e Anápolis, e incluirão acessos e travessias urbanas, pontos de descanso para caminhoneiros, rotatórias e vias marginais.
Rodovia precária
Considerada uma das piores rodovias de Goiás, o trecho Norte da BR-153 tem sido alvo de críticas por décadas devido às condições precárias do asfalto e aos altos índices de acidentes.
Apesar de intervenções para reparos pontuais, a duplicação é essencial para garantir segurança e eficiência no transporte rodoviário. Especialmente em um corredor estratégico para o transporte de mercadorias entre o Centro-Oeste e o Norte do país.
No Tocantins, a conclusão da duplicação de um trecho próximo a Gurupi aconteceu antes do período de seca. A expectativa é que o mesmo ritmo seja mantido nas obras em Goiás.