Pietro Mendes vai deixar a presidência do Conselho de Administração da Petrobras. O motivo é sua indicação pelo Palácio do Planalto a uma diretoria da Agência Nacional do Petróleo (ANP). O novo presidente do colegiado será o conselheiro Bruno Moretti, que é secretário de Análise Governamental do ministro da Casa Civil, Rui Costa.
Já a vaga que será aberta no conselho deve ficar com o advogado Benjamin Alves Rabello, marido de uma prima distante do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.
Com as mudanças, Silveira abre espaço para o PT na Petrobras, mas ganha força na ANP e na Agência Nacional de Energia Elétrica. Além de Moretti, são indicações do PT a CEO, Magda Chambriard, e Dubeux.
Na ANP, além de indicar Mendes, que é seu secretário-executivo e servidor de carreira da agência desde 2006, Silveira também deve emplacar na diretoria-geral Arthur Watt, consultor jurídico da Pré-Sal Petróleo SA (PPSA) e sobrinho do senador Otto Alencar (PSD-BA).
Ele também conseguiu indicar para a vaga aberta na Aneel seu secretário nacional de Energia Elétrica, Gentil Nogueira de Sá Junior.