O governador Ronaldo Caiado inaugurou nesta sexta-feira (24/1) o novo terminal do Jardim Novo Mundo, em Goiânia. Com investimento de R$ 18,5 milhões, o terminal da região Leste atende mais de 40 mil passageiros por dia. Caiado prometeu reformar todos os outros cinco terminais do Eixo Anhanguera.
Também foram entregues 55 novos ônibus padrão Euro 6 para o transporte coletivo. Esses veículos, que são movidos a diesel e geram menos gases poluentes, entraram em operação imediatamente.
“Estamos em uma transformação profunda do transporte coletivo em Goiás. Até 2026, todos os ônibus serão trocados”, disse o vice-governador, Daniel Vilela. Tudo isso, lembrou Caiado, sem reajuste no valor da passagem (R$ 4,30) para o usuário.
Reforma
A reforma contemplou as áreas de embarque e desembarque, ampliação de 5,3 mil para 6,4 mil metros quadrados e um novo estacionamento para 35 ônibus. Foram instaladas catracas inteligentes, portão eletrônico de acesso, novos bancos, lixeiras, bebedouros e sanitários, além de escadas, rampas, piso tátil, comunicação em braile e iluminação de LED.
O novo terminal possui ainda monitoramento 24 horas por meio de 36 câmeras de segurança ligadas à Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP). Foram instalados painéis informativos que oferecem a previsão do tempo de chegada dos ônibus em tempo real e os itinerários das linhas.
Já os comerciantes que vendiam produtos no local contam agora com um Centro Comercial Popular, com capacidade para abrigar até 84 permissionários.