Nem bem conseguiu a Casa Civil, o Centrão quer mais. O bloco parlamentar estaria se movimentando para recriar (e ocupar) o Ministério do Planejamento, que englobaria a Secretaria de Orçamento Federal (SOF). Seria um duro golpe no ministro Paulo Guedes, cuja pasta da Economia já foi fatiada para a recriação do Ministério do Trabalho. Há uma grande expectativa em relação ao envio do projeto de Orçamento da União para o ano que vem, que tem de acontecer até o fim de agosto. Por enquanto, Guedes resiste. Vale lembrar que o Centrão já controla, via Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara, o chamado orçamento secreto.
O presidente Jair Bolsonaro publicou ontem a MP que recria o Ministério do Trabalho e nomeou o ex-secretário-geral da Presidência Onyx Lorenzoni para a pasta. O novo ministro traz para si a gestão milionária do FGTS e do FAT, que antes estavam com Guedes, e ainda vai ter centenas de cargos para preencher por indicação.
A despeito do casamento no governo com o PP, maior partido do Centrão, Bolsonaro ainda não tem um partido para chamar de seu. Ontem ele chegou a dizer que não sabe se vai disputar a eleição do ano que vem, o que é visto como uma estratégia para não ser acusado de campanha antecipada.