Os deputados estaduais pressionam pela redução das alíquotas do ICMS sobre o valor dos combustíveis e energia elétrica em Goiás. O deputado-delegado Eduardo Prado (DC) cobrou ontem na Assembleia Legislativa a tramitação dos projetos de sua autoria e do deputado-delegado Humberto Teófilo (PSL), que têm esse objetivo e foram apensados. O objetivo é reduzir o custo de vida para os goianos.
“Com esses projetos, nós não estamos só ajudando o governador Ronaldo Caiado (DEM) a cumprir sua promessa de campanha, como também, coadunando com os anseios da sociedade, principalmente dos consumidores”, disse o deputado Eduardo Prado. “Estamos com mais de 40 mil assinaturas em abaixo assinado nas redes sociais. Estamos fazendo manifestações em várias cidades e digo que estamos unidos em prol desses projetos de lei”, enfatizou.
O governador Caiado sofre forte pressão para cumprir a sua promessa de campanha em reduzir as alíquotas do ICMS cobradas sobre combustíveis em Goiás. Na semana passada esta pressão ganhou peso político, com as cobranças feitas pelo prefeito Gustavo Mendanha (MDB) e pelos ex-governadores Marconi Perillo e José Eliton, do PSDB.
O governador convocou na semana passada uma reunião com representantes dos prefeitos, justificando que não poderia tomar uma decisão de reduzir o ICMS sem a anuência dos municípios goianos, que ficam com 25% da arrecadação do imposto estadual. Claro, os prefeitos são contra qualquer mudança que resulte em menor repasse financeiro para os seus caixas, ainda mais sem uma garantia de compensação por parte do Estado.