Se as eleições presidenciais fossem hoje, o ex-presidente Lula (PT) poderia vencer no primeiro turno, segundo pesquisa do Idec, formado por ex-executivos do Ibope. Foram analisados dois cenários. No primeiro, com cinco candidatos, Lula teria 48%; Jair Bolsonaro (sem partido), 23%; Ciro Gomes (PDT), 8%; João Doria (PSDB) e Luiz Henrique Mandetta (DEM), 3% cada. Lula tem 11 pontos a mais que a soma dos adversários, o que garantiria a vitória na primeira votação.
No segundo cenário, foram incluídos Sergio Moro (sem partido), com 5%; Datena (PSL), 3%; e os senadores Rodrigo Pacheco (DEM-MG), 1%, e Simone Tebet (MDB-MS) e Alessandro Vieira (Cidadania-SE), sem pontuação. Lula teria cinco pontos a mais que a soma, mas essa vantagem está na margem de erro de 3 pontos para mais ou para menos.
O Ipec mediu também a avaliação do governo Jair Bolsonaro. Para 53% dos entrevistados, ele é ruim ou péssimo, ótimo ou bom para 22% e regular para 23%. A atuação pessoal do presidente é reprovada por 68% e aprovada por 28%.