Lideranças e militantes do PSDB em Goiás pretendem usar o encontro do partido no sábado (04), em Sanclerlândia, para reforçar os apelos para que o ex-governador Marconi Perillo dispute novamente o governo do Estado. O partido, segundo a coluna Giro, do jornal O Popular, está fazendo uma mobilização maior para este evento justamente para mostrar a Marconi que esse é o sentimento majoritário no partido.
O organizador do encontro é o prefeito Itamar Leão, marconista de carteirinha. O ex-governador, no entanto, não sinalizou ainda qual cargo vai disputar em 2022. Ele é um dos entusiastas da candidatura de Gustavo Mendanha (sem partido) ao governo e já defendeu o nome do prefeito de Aparecida, assim como têm feito vários de seus aliados. Mas também já defendeu que o PSDB tenha candidato próprio, até pelas dificuldades que Mendanha tem para coligar com o PSDB.
Muitos aliados de Marconi ainda enxergam que uma candidatura ao Senado ou a deputado federal são caminhos mais seguros para ele. No entanto, falam que o embate direto do tucano com Caiado em 2022 poderia ser interessante na medida em que promoveria uma comparação entre as gestões, embora admitam que os desgastes do ex-governador dificultam muito uma vitória. Dentro dessa visão, 2022 seria uma espécie de preparação para uma candidatura em condições mais favoráveis em 2026.
Os defensores de uma candidatura a deputado federal argumentam que é importante Marconi assegurar um mandato e que ele possivelmente teria votos suficientes para ajudar a eleger mais um ou dois deputados, o que seria importante para a reestruturação do partido em Goiás. Na Câmara dos Deputados, ele teria mais condições de trabalhar sua reabilitação política.
Leia também: Curado da Covid-19, Marconi fará encontro do PSDB em Guapó.