O lucro líquido da usina Jalles Machado, com sede em Goianésia, triplicou no terceiro trimestre da safra atual (2021/22), para R$ 169,5 milhões, quando comparado com o resultado de um ano atrás. A receita líquida cresceu 34,8% na base anual, para R$ 360,4 milhões, depois de bater recorde operacional com uma moagem de 5,357 milhões de toneladas.
Os altos preços do açúcar e do etanol impulsionaram os ganhos da usina goiana. Apesar de ter vendido menos etanol hidratado em meio à demanda fraca e aos preços estáveis no trimestre, os valores ainda mais elevados do que um ano antes garantiram uma receita mais robusta com o biocombustível. A empresa também teve problemas para exportar açúcar orgânico devido às dificuldades de encontrar contêineres e navios e por causa dos valores ainda elevados de frete marítimo. Porém, conseguiu aumentar os volumes de venda de açúcar branco no mercado interno.
De acordo com a empresa, os números evidenciam mais um forte ciclo, com a Jalles Machado atingindo recorde histórico de moagem e produção, mesmo em um período no qual boa parte das demais usinas do setor vivenciaram momento adverso em relação à produtividade agrícola, com quebra de safra em função de condições climáticas.
Homenagem
O diretor-presidente do grupo Jalles Machado, Otávio Lage Filho, é um dos homenageados pela EY, multinacional em serviços de auditoria e consultoria. Trata-se da 24ª edição do Programa Empreendedor do Ano Brasil, que reconhece anualmente empreendedores que se destacam pela liderança, nos negócios e na contribuição para a sociedade. O empresário goiano foi escolhido o Empreender do Ano na Categoria Master. A entrega será nesta quarta-feira (16/02), em parceria com o jornal O Estado de S. Paulo.