A Prefeitura de Aparecida de Goiânia amplia o seu sistema de videomonitoramento para as escolas e CMEIs da rede municipal. As primeiras unidades foram inauguradas hoje (8/3) pelo prefeito Gustavo Mendanha, em escola municipal no Setor Jardim Tiradentes. Para contribuir com a segurança dos alunos e profissionais da educação, além de ajudar o trabalho da Guarda Civil, o videomonitoramento já funciona em 70 unidades educacionais, com previsão de alcançar toda a rede até o final deste mês.
“Estamos utilizando o videomonitoramento para inibir ações de vandalismo e, com isso, garantir a rotina e o bom funcionamento das nossas escolas”, disse Gustavo Mendanha. A Prefeitura de Aparecida de Goiânia investiu, em recursos próprios, cerca de R$ 3 milhões na estruturação do sistema. Foram adquiridas quase 1,6 mil câmeras com sensores infravermelhos, que estão sendo instaladas nas áreas internas e externas das escolas.
O secretário de Educação, professor Divino Gustavo, lembrou que ações de furtos em prédios escolares, quando ocorrem, provocam a interrupção temporária das aulas, comprometendo o rendimento dos alunos. O secretário municipal de Segurança Pública, Roberto Cândido da Silva, explicou que o sistema de videomonitoramento estará sob a responsabilidade da Guarda Municipal, que já faz o monitoramento das ruas e praças públicas por meio de câmeras instaladas em pontos estratégicos da cidade.
Com capacidade de gravação 24 horas, o sistema de videomonitoramento funcionará todos os dias da semana, gerando imagens em tempo real que serão monitoradas e gravadas.