O Partido Comunista Brasileiro (PCB) lança hoje (10/3) a pré-candidatura da professora de Direito da UFG (campus Jataí), Helga Martins, ao governo de Goiás. Em evento híbrido, ela apresentará o programa do partido para Goiás e fará uma leitura política de conjuntura para as eleições estaduais deste ano.
Se confirmada nas convenções partidárias, será a quinta eleição estadual em que o PCB terá candidato ao governo goiano. A primeira vez foi na eleição de 1986, com Paulo Vilar. Depois, nas eleições de 2010 e 2014, lançou a candidatura da professora Marta Jane. E na última, em 2018, o professor Marcelo Lira.
Nas eleições de 2014, com Marta Jane, o PCB teve apenas 0,49% e 0,18% dos votos válidos no Estado. Em 2018, com Marcelo Lira, somente 0,22%.
O partido afirma que a professora Helga tem “longa trajetória” nos movimentos sociais e atua há mais de uma década na direção da Associação Nacional dos Docentes do Ensino Superior e na Associação dos Docentes da Universidade Federal de Jataí. Já disputou eleição para a diretoria regional da UFG em Jataí, sem êxito.
O PCB afirma que “participar das eleições é uma das formas de construir o caminho para o controle do poder político por parte da classe trabalhadora”. Admite que tem quase nenhuma chance de eleger o seu candidato ao governo, mas considera importante participar das eleições por serem “um momento importante na vida política do País”.