A estatal goiana Metrobus afirma que deve concluir a licitação para a compra de 114 ônibus elétricos, que vão substituir a frota que opera no Eixo Anhanguera, a maior linha do transporte coletivo de Goiânia. “Já testamos o ônibus em todas as nossas linhas e extensões. Testamos no carregamento, no pátio, com e sem passageiro e as expectativas têm sido as melhores possíveis”, disse o presidente da estatal, Francisco Caldas.
A previsão, segundo Caldas, é que os primeiros ônibus elétricos comecem a rodar no Eixão ainda no segundo semestre deste ano. O veículo é produzido pela empresa chinesa Build Your Dreams (BYD), que tem fábrica em Campinas (SP), com carroceria Marcopolo.
O custo básico de cada unidade é de R$ 3,5 milhões. Portanto, o custo para trocar toda a frota do Eixo Anhanguera pelos elétricos chegaria na casa dos R$ 400 milhões.
O ônibus elétrico da BYD é um articulado de 22 metros de comprimento com capacidade para transportar 170 passageiros, sendo 59 sentados, com espaço reservado para cadeirantes. Os veículos são silenciosos, possuem assentos confortáveis, ar condicionado e carregadores do tipo USB para os passageiros.
A autonomia é de 250 quilômetros, com tempo médio de 3 horas para uma recarga completa. A fabricante afirma que cada veículo deixa de emitir cerca de 110 toneladas de gás carbônico por ano.
Goiânia não será a primeira cidade brasileira a ter ônibus elétrico, caso o projeto se consolide mesmo. A empresa BYD informa que já são mais de 60 veículos em circulação no Brasil, principalmente em municípios de São Paulo, como na capital paulista e São José dos Campos.