A gastronomia goiana está em alta na Assembleia Legislativa de Goiás. O deputado Amilton Filho (MDB) apresentou há duas semanas um projeto de lei que, se aprovado e sancionado pelo governador, tornará a jantinha como patrimônio cultural e imaterial dos goiano (saiba mais aqui).
Agora, o deputado Coronel Adailton (PRTB) quer a gastronomia do “Pastelinho de Goiás” também seria reconhecida como patrimônio dos goianos.
“Os doces da cidade de Goiás têm uma forte tradição com o histórico de luta e de identidade feminina. O tradicional e delicioso Pastelinho de Goiás, produzidos de forma artesanal pelas mesmas doceiras há décadas, acabaram ganhando características que os diferenciam de outras sobremesas da mesma categoria”, afirma o deputado no projeto de lei.
“Propomos reconhecer como patrimônio cultural e imaterial de nosso Estado, o Pastinho de Goiás, iguaria que além de conectar com nossa goianidade, propõe reconhecer o trabalho das doceiras e. mulheres que fizeram e fazem história com seus viveres e fazeres”, enfatiza.
O deputado diz que a poetisa Cora Coralina, na década de 50, começou a produzir os doces na cidade de Goiás. “Entre doces e poesias, ela foi conquistando o coração das pessoas e logo outras doceiras começaram a ganhar destaque”, frisa.