As chuvas que caíram em boa parte de Goiás desde o último final de semana, especialmente na Grande Goiânia, foram apenas um refresco. Que, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), acabou. A previsão para os próximos dias é de muito calor, tempo seco e baixa umidade do ar.
De acordo com o Inmet, até a próxima segunda-feira (28/8), praticamente em toda a Região Centro-Oeste uma massa de ar quente e seco permanecerá e deixará o tempo estável e sem chuvas. Além disso, continuarão a ser registrados baixos valores de umidade relativa do ar, que poderão ficar abaixo dos 20%, principalmente em Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso.
Para Goiânia, o Inmet prevê que a temperatura pode chegar aos 36º C de máxima e umidade mínima de 20% nos próximos dias. Contudo, não descarta a possibilidade de ocorrerem ainda algumas chuvas isoladas no próximo final de semana.
O meteorologista do Inmet Heráclio Alves disse que as altas temperaturas verificadas neste mês superaram as expectativas de um inverno já mais aquecido que os anteriores. “Já tinha uma previsão para esse inverno ser mais quente do que o normal. Mas [as temperaturas] acabaram batendo o que estava previsto já no início da estação, de que seria um inverno realmente com temperaturas mais elevadas do que o normal”, disse.
O meteorologista esclarece, no entanto, que é preciso aguardar o fim do inverno para fazer uma comparação mais consistente com os mesmos períodos dos anos anteriores.