Geraldo Alckmin é o presidente do Brasil. Claro, interino. O presidente Lula viajou neste domingo (22/1) para Buenos Aires, em seu primeiro compromisso internacional após tomar posse. Ele se reúne nesta segunda-feira com o colega argentino, Alberto Fernández e com empresários locais. Amanhã, participará da 7ª Cúpula de Chefas e Chefes de Estado da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac).
Os presidentes Lula e Alberto Fernández anunciaram em artigo que querem criar uma moeda comum sul-americana, apenas para transações comerciais entre eles. Ainda destacaram a necessidade de reindustrialização, da criação de empregos de “qualidade” e o investimento em inovação tecnológica e se comprometeram com elevados padrões de sustentabilidade e produtividade na agricultura e na pecuária.
Na quarta-feira, Lula segue para Montevidéu, onde encontra o presidente uruguaio, Luis Alberto Lacalle Pou. Segundo fontes da diplomacia brasileira, o presidente brasileiro preferiu começar as viagens internacionais pelos países vizinhos para sinalizar um fortalecimento nos laços com a região. Em fevereiro ele deve ir aos EUA e, em março, à China.