Aliados do pré-candidato a governador e prefeito Gustavo Mendanha (sem partido), de Aparecida de Goiânia, afirmam que a pesquisa Serpes encomendada pela Acieg e divulgada hoje (27/01) mostra que a sucessão estadual está aberta. Também comemoram os números de Gustavo, por avaliarem que ele ainda é pouco conhecido em todo o Estado e já está empatado tecnicamente com o ex-governador Marconi Perillo (PSDB) na pesquisa estimulada e, na espontânea, aparece até na frente do tucano (confira os números aqui).
“É bom lembrar que Marconi Perillo foi governador de Goiás por quatro mandados, ou seja, por quase 20 anos. Mesmo com os desgastes que sofreu desde a derrota eleitoral de 2018, ele ainda tem um recall considerável no eleitorado goiano. Desde meados do ano passado, o ex-governador tem se movimentado bastante, até mesmo para reduzir a sua rejeição. Já Gustavo ainda mal começou a fazer pré-campanha no Estado e, sendo o menos rejeitado pelos eleitores, tem enorme potencial de crescimento”, afirma um aliado do prefeito.
Os aliados de Gustavo Mendanha afirmam que o governador Ronaldo Caiado (DEM), embora a lidera a pesquisa Serpes divulgada hoje, começa a pré-campanha deste ano com uma intenção de votos menor comparada com esta mesma época em 2018, quando foi candidato ao governo estadual pela primeira vez, além de agora ter uma rejeição muito próxima da de Marconi Perillo.
“O atual governador está em campanha há mais de seis meses, usando para isso toda a estrutura da máquina do Estado, como a distribuição de dezenas de milhares benefícios sociais que têm validade apenas até dezembro. Mesmo assim, não passa dos 40% das intenções de votos. Então, a eleição para governador está realmente aberta e Gustavo tem todas as condições de vencer Caiado, que enfrenta crise atrás de crise em seu governo”, afirma outra liderança do grupo do prefeito.
Curiosamente, os aliados de Gustavo Mendanha afirmam que as eleições para presidente da República e para governador do Estado são separadas pelo eleitor goiano. Como exemplo disso, afirmam que Lula (PT) lidera a pesquisa Serpes para presidente e Caiado para governador. “A maioria do eleitor é pragmático e separa as disputas. Apenas os militantes apaixonados que vinculam o voto no presidente ao voto para governador, o que é minoria”, afirma um apoiador. Como se sabe, Gustavo está próximo de fechar aliança com partidos que vão apoiar a reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL), que aparece com grande desvantagem para Lula na pesquisa do Serpes (confira os números aqui).