Embora não tem ainda o seu nome defendido pelo prefeito Roberto Naves (Republicanos) como potencial pré-candidato à sua sucessão em Anápolis neste ano, o vice-prefeito Márcio Cândido (PSD) tem dado recados de que pretende disputar a eleição municipal. E que espera contar com o apoio de Naves e também do governador Ronaldo Caiado (UB).
Por ora, os seus apoiadores mais fortes são o senador Vanderlan Cardoso (PSD) e o bispo Oídes José do Carmo, da Igreja Assembleia de Deus – Ministério Madureira. Ambos têm defendido nos bastidores políticos o nome de Márcio Cândido para a eleição em Anápolis. Vanderlan disse que o atual vice-prefeito só não será candidato se não quiser.
Em entrevista para a Rádio Manchester, Márcio Cândido afirmou que a sua pré-candidatura depende de Roberto Naves. “Para ser prefeito de Anápolis, você precisa do apoio do prefeito Roberto Naves. Ele é nosso líder político. É um amigo, irmão. Estamos juntos desde 2016, sempre com um relacionamento muito bom. Estaremos, sim, contando com esse apoio”, enfatizou Márcio Cândido.
“O governador Ronaldo Caiado tem feito declarações de que vai acompanhar a decisão do prefeito. Considerando que já temos o apoio dele, da primeira-dama e deputada Vivian (Naves), com toda certeza o governador segue esse caminho que o prefeito escolheu”, disse o vice-prefeito.
Nome da direita
Entretanto, nos bastidores, Roberto Naves tem incentivado vários nomes para a eleição de prefeito em Anápolis. Principalmente, em busca de uma candidatura viável eleitoralmente para fazer frente ao ex-prefeito e deputado estadual Antônio Gomide (PT), também pré-candidato em 2024.
O objetivo do prefeito é unir os partidos da direita para fazer frente à uma candidatura petista na cidade, criando uma polarização entre lulistas e bolsonaristas na disputa municipal. Contudo, ainda enfrenta muitas dificuldades para conseguir tal aliança.
Márcio Cândido afirmou que pode ser um fator de aglutinação da direita em Anápolis. Disse que tem bom trânsito entre partidos desta linha ideológica na cidade para conseguir uma única candidatura. “O que quero agora é unir todos em um projeto. Tenho portas abertas e relacionamento com todos os partidos de direita de Anápolis”, frisou.
Para isto, Márcio Cândido não descarta filiar no PL do ex-presidente Jair Bolsonaro. Afirmou que tem também boa relação com o senador Wilder Morais, presidente estadual do partido, além do ex-deputado federal Major Araújo, que também é um nome cotado para a eleição de prefeito de Anápolis.
Saiba mais: Anápolis 2024: Gomide lidera pesquisa para prefeito