Na corrida entre os três maiores municípios goianos para ver qual baixa primeiro a faixa etária para vacinação contra a Covid-19, Aparecida de Goiânia continua na frente: começa a imunizar hoje população com 43 anos ou mais de idade. Anápolis, depois de três dias com a vacinação paralisada por falta de doses, retomou hoje a campanha, mas sem mudar a faixa etária mínima de 45 anos. É a mesma idade que a Prefeitura de Goiânia começará a vacinar, mas apenas na semana que vem, por agendamento.
A expectativa nos três municípios, entretanto, é de baixar ainda mais a faixa etária nas próximas semanas, com a promessa do Ministério da Saúde de enviar novas remessas de vacinas. Ontem (25/6) chegou remessa com 78,8 mil doses da Pfizer. O governador Ronaldo Caiado (DEM) já colocou como meta (que depende totalmente das remessas de doses pelo governo federal) de imunizar toda a população adulta de Goiás (acima de 18 anos) até setembro deste ano.
Goiás já recebeu cerca de 3.863.810 doses da Coronavac, Pfizer, Astrazeneca e, mais recentemente, da Janssen. Destas, foram aplicadas 2.120.779 vacinas da primeira dose em todo o Estado. Da segunda dose, até agora menos de 700 mil goianos foram imunizados.