O vice-governador Daniel Vilela assinou as ordens de serviço para início das obras de construção do Distrito Agroindustrial de Aparecida de Goiânia Norberto Teixeira (Dianot). A solenidade aconteceu nesta segunda-feira (22/4) na Prefeitura de Aparecida.
As obras serão coordenadas pela Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás (Codego) e pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra). Serão investidos R$ 130 milhões do Estado na implantação do novo distrito industrial, incluindo a transformação da área onde funcionava a Colônia do Regime Semiaberto do Complexo Prisional.
As obras de infraestrutura englobam os sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário, drenagem pluvial e pavimentação. Além disso, está em fase de licitação a implementação da rede elétrica e iluminação pública.
“Vamos dar um novo salto econômico. Vamos atrair empresas que trarão maior valor agregado à produção. Temos esse planejamento tratado com muita seriedade e transparência”, afirmou Daniel.
“O Dianot é um sonho para a cidade e nele serão 30 mil empregos direitos e indiretos. Isso mostra a seriedade e o compromisso do governo de Goiás e a parceria que temos tido em potencializar o desenvolvimento de Aparecida”, afirmou o prefeito Vilmar Mariano.
A Prefeitura garantiu a isenção tributária (ITU e IPTU) das áreas do Dianot até que elas sejam transferidas para as empresas.
Segundo parque
A expectativa é que o Dianot se torne o segundo maior parque industrial de Goiás, atrás apenas do Distrito Industrial de Anápolis (Daia). Com infraestrutura completa e moderna para a atração de novas empresas. No total, o distrito tem 2 milhões de metros quadrados de área, divididos em 359 lotes. A previsão é receber 200 indústrias e gerar 30 mil empregos diretos e indiretos.
O planejamento da construção está dividido em três etapas, com início das obras de imediato, conclusão da primeira etapa da construção e instalação das primeiras indústrias em 2025 e, em 2026, a entrega total da infraestrutura.
“Vamos entregar para a sociedade um distrito bem estruturado, organizado e moderno. As obras de infraestrutura começam agora e ano que vem já teremos as primeiras indústrias instaladas, gerando emprego e renda para Aparecida e para os goianos”, destacou Francisco Jr, presidente da Codego.
Leia também: Aparecida: Vilmar destaca em balanço a parceria com Caiado