Após passarem as últimas semanas batendo dia sim, dia também no prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (MDB), os vereadores Leandro Ribeiro (PP) e Domingos Paula (PV), presidente e vice da Câmara de Anápolis, estiveram nesta sexta-feira (11) com o emedebista, em Aparecida. A visita, tratada com a maior discrição pelos dois vereadores, foi para discutir o cenário político de 2021.
Ambos nunca esconderam que agem sintonizados com o prefeito Roberto Naves (PP), que rivaliza com Mendanha buscando protagonismo regional e também para agradar ao Palácio das Esmeraldas. A visita aconteceu poucos dias após Naves passar o final de semana com o ex-ministro Alexandre Baldy, presidente do PP regional, que está afastado do governador Ronaldo Caiado (DEM) e tem buscado aproximação com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Aliados do presidente têm ventilado a possibilidade dele lançar em Goiás um candidato para enfrentar Caiado. Mendanha, por sua vez, não esconde de ninguém o interesse em disputar o governo.
Mas o tom dos vereadores dias atrás não era o da política de boa vizinhança. Uma visita de Mendanha em meados de maio a correligionários de Anápolis, por exemplo, gerou até bate-boca na Câmara, com Dominguinhos e Leandro coordenando os ataques ao emedebista. Dominguinhos afirmou que Gustavo é “o principal adversário da cidade (Anápolis) quando uma empresa busca se instalar em Goiás” e criticou a presença do prefeito de Aparecida na cidade em horário de expediente. Leandro Ribeiro, em entrevistas, tem dito que se Gustavo virar governador, Anápolis vai perder empresas e empregos. “É preciso que alguns questionem se consideram isso bom para o futuro de Anápolis”, afirmou Leandro em entrevista à Rádio Manchester.