A Assembleia Legislativa aprovou hoje (17/11), em segunda e definitiva votação, um projeto de lei do deputado Chico KGL (DEM) que obriga o governo estadual a pavimentar e sinalizar todos os aeroportos em Goiás. O projeto cita pelo menos seis prioritários: os das cidades de Santa Rita do Araguaia, Buriti Alegre, Cavalcante, laciara, Ipameri e Morrinhos. Para virar lei, precisará ainda ser sancionado pelo governador Ronaldo Caiado (DEM).
O projeto determina também que a construção de novos aeroportos no Estado ficará condicionada a pavimentação asfáltica e completa sinalização de acordo com as regras estabelecidas pelo órgão competente. O Estado terá também até seis meses, a contar a partir de 90 dias após a publicação da lei, para realizar os investimentos necessários nos aeroportos já existentes.
“Atualmente temos cinco aeroportos desprovidos de pavimentação asfáltica e adequada sinalização, que colocam em risco a vida dos usuários. A necessidade de adequação dos nossos aeroportos a normativas mínimas de segurança não se classifica apenas como um elemento funcionalista para a circulação de aeronaves, mas também como local que demonstra o grau de desenvolvimento e integração geográfica do espaço estadual. Demonstra, de um modo geral, o grau de desenvolvimento urbano”, afirma o deputado na sua justificativa.
A Goinfra afirma que já reformou nos últimos dois anos 15 aeroportos municipais em Goiás e que iniciou as obras no de Morrinhos, que consta como prioridade no projeto aprovado pela Assembleia. Os outros são nas seguintes cidades: Aruanã, Campos Belos, Ceres, Mozarlândia, Niquelândia, Palmeiras de Goiás, Pirenópolis, Porangatu, Posse, Quirinópolis, São Miguel, Uruaçu, Aragarças e Santa Helena de Goiás.
O aeroporto de Crixás, no Norte de Goiás, vai receber R$ 1 milhão em investimentos na sua total reconstrução, em parceria com o setor privado, especialmente com a mineradora Serra Grande. A Goinfra também promete homologar o balizamento noturno dos aeródromos de Quirinópolis, São Miguel do Araguaia, Uruaçu e Pirenópolis, o que permitirá que recebam voos durante a noite.