A base do governador Ronaldo Caiado (UB) trabalha hoje com três nomes para uma candidatura a prefeito de Goiânia na eleição do próximo ano. Em ordem: o ex-prefeito Gustavo Mendanha (que vai filiar no MDB), a advogada Ana Paula Rezende (MDB) e o deputado estadual Bruno Peixoto (UB). A informação é do vice-governador Daniel Vilela, presidente estadual do MDB. Ele citou os nomes durante a filiação do prefeito Vilmar Mariano (Aparecida de Goiânia) no partido, nesta quinta-feira (24/8). “Nós temos a possibilidade de, mais uma vez, mostrarmos a nossa força e recuperar a nossa capital, sob a administração competente do MDB”, frisou.
Ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha tem ainda impedimento legal para ser candidato na eleição municipal de 2024. Porque vem de dois mandatos consecutivos como prefeito. Entretanto, seus advogados entraram com uma consulta no Tribunal Superior Eleitoral e afirmam que há jurisprudência no País. Atualmente, Gustavo seria o nome mais competitivo na base caiadista para a eleição da capital goiana, segundo apontam as pesquisas eleitorais. Mas, ainda é uma pré-candidatura muito incerta.
A advogada Ana Paula, filha do ex-prefeito Iris Rezende, tem sido cortejada pelo MDB e lideranças da base caiadista para disputar a eleição em 2024. Não é uma decisão fácil, principalmente por envolver questões familiares. Além disso, o cenário que se desenha é de uma disputa bem acirrada pela Prefeitura de Goiânia. O risco de Ana Paula amargar um resultado negativo é considerável. E, como ela sempre enfatiza, sua maior preocupação é preservar o legado do pai.
Já o presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Bruno Peixoto (UB), atualmente corre por fora. Sabe que os dois nomes do MDB têm prioridade hoje no Palácio das Esmeraldas. Mas, também sabe que os dois podem não se viabilizar juridicamente ou eleitoralmente para 2024. Por conta disto, Bruno Peixoto tem usado com habilidade a sua enorme estrutura na Alego para ganhar musculatura na capital e respaldo na base caiadista. Inclusive, apresentando projetos de lei para atender algumas das demandas de Goiânia.
Saiba mais: Goiânia 2024: Glaustin convida Mabel para filiar no Podemos