O Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) decidiu nesta quarta-feira (8/5) reduzir o ritmo de afrouxamento monetário ao fazer uma redução de 0,25 ponto percentual na taxa básica de juros. Com a decisão, a nova taxa Selic passa de 10,75% para 10,50% ao ano.
O aumento das incertezas no cenário externo, com redução de juros nos Estados Unidos fora do radar pelo menos no primeiro semestre, e também no interno — com risco fiscal aumentado, pesaram na decisão do colegiado.
A redução, a sétima seguida dos juros, foi a menor desde o início da flexibilização da taxa, em julho do ano passado, quando a Selic estava em 13,25% ao ano.
“O Copom decidiu reduzir a taxa básica de juros em 0,25 ponto porcentual, para 10,50% a.a., e entende que essa decisão é compatível com a estratégia de convergência da inflação para o redor da meta ao longo do horizonte relevante”, informou o Copom em comunicado.
De acordo com o comunicado, a decisão foi dividida, com o presidente Roberto Campos Neto e os diretores Carolina Barros, Diogo Guillen, Otávio Damaso e Renato Gomes votando pelo corte de 0,25 ponto
Indicados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Ailton de Aquino Santos, Gabriel Galípolo, Paulo Picchetti e Rodrigo Teixeira votaram por uma redução de 0,50 ponto percentual.