O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) busca tentar colocar um freio nas articulações para a eleição presidencial de 2026 pela direita brasileira. Embora tenha sinalizado na semana passada que criou algumas “sementes” para ser o seu candidato a presidente, enfatizou que seu foco agora são as eleições municipais.
Nos bastidores estão cotados para uma candidatura presidencial em 2026 os governadores de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil).
“Só discuto (as eleições de) 2026 depois de 2024”, disse Bolsonaro para a CNN. O ex-presidente está inelegível até 2030.
Tarcísio e Caiado
Ao participar da Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação (Agrishow), em Ribeirão Preto (SP), Bolsonaro afirmou ao lado de Tarcísio de Freitas e Ronaldo Caiado que “plantou sementes” no campo da direita brasileira. E elogiou os dois governadores.
Entretanto, o mais provável é que Tarcísio dispute a reeleição ao governo de São Paulo em 2026. Embora, há quem acredite que, a depender do cenário, o paulista possa decidir por tentar uma candidatura presidencial. Ainda mais se a aprovação do governo Lula (PT) não decolar nos próximos dois anos.
Já Caiado, que está em seu segundo mandato em Goiás, não esconde a vontade de ser o candidato da direita para o Palácio do Planalto. E tem trabalhado muito para tornar seu nome mais conhecido e também melhor aceito entre os eleitores bolsonaristas.
Saiba mais: Caiado e Tarcísio pedem fim da polarização radical no Brasil