O presidente estadual do Patriota, Jorcelino Braga, avalia que uma candidatura ao governo de Marconi Perillo (PSDB) é importante para garantir um segundo turno na eleição deste ano em Goiás. A declaração foi ao podcast DOIS A UM, uma parceria entre o ENTRELINHAS GOIÁS e o Portal 6.
“Marconi Perillo é um político experiente, que tem quatro mandatos de governador e um de senador. Não se pode negar a sua competência política. E é evidente que ele sabe ler pesquisas quantitativas e qualitativas para tomar uma decisão (sobre candidatura neste ano). Mas, para o nosso lado, eu prefiro que Marconi seja candidato a governador. Assim, do ponto de vista estratégico, dará maior conforto para termos um segundo turno em Goiás”, diz Braga.
Sobre uma aliança entre Gustavo Mendanha (Patriota) e Marconi Perillo, Braga reafirma que está descartada. Mas, há um detalhe importante: apenas para o primeiro turno. Já para um segundo, se houver, o presidente do Patriota afirma que será outro cenário e admite que esta aliança poderá acontecer. “Será um cenário de união de toda a oposição contra o governo”, frisa.
´Tudo pode acontecer´
Braga não descarta ter o PL na chapa de Mendanha, que tem declarado apoio à reeleição de Jair Bolsonaro (PL), mesmo não tendo reciprocidade do presidente, que faz pré-campanha para o deputado Vitor Hugo (PL). “Ao declarar apoio para o presidente, é sempre uma porta que está aberta para qualquer conversa futura”, afirma. “E até 5 de agosto (prazo final das convenções partidárias) tudo pode acontecer”, frisa.
Sobre o vice na chapa de Mendanha, Braga diz que o pré-candidato a governador precisa de estrutura política e de tempo de televisão. “O vice ideal é diferente do vice que a gente precisa ter. A gente está na fase de criar uma estrutura política robusta”, afirma.
Em relação a gestão do governador Caiado, o presidente do Patriota avalia como “mediana”. “Se o governo está muito bem, tem aí de 70% a 80% de ótimo e bom (nas pesquisas). Se ele é razoável, tem 50%. As pesquisas indicam que o governo Caiado não atinge 50% de ótimo e bom. Do ponto de vista prático, não entregou o que a população esperava”, diz.
Confira estas e outras revelações de Jorcelino Braga na entrevista completa ao podcast DOIS A UM.