O Brasil é o país que possui o maior gasto anual de dinheiro público com campanhas eleitorais e partidos. No total são mais de U$ 789 milhões por ano. É o que revela um estudo da plataforma CupomValido.com.br com dados do IMPA, World Bank e TSE. O gasto no Brasil é tão grande, que chega a ser mais que 2,5 vezes o valor do segundo colocado, o México, com U$ 307 milhões por ano.
Com um total de 32 partidos políticos, o Brasil é também o 2º país que mais possui partidos. Fica atrás somente da Índia, que possui um total de 36 partidos. Os países da América Latina também possuem uma quantidade relativamente alta de partidos políticos. A Argentina possui 19 e o Chile, 16.
Ao comparar com os países desenvolvidos, a grande maioria possui uma quantidade significativamente menor que o Brasil: Itália (15), Suíça (11), Reino Unido (11), Portugal (10), França (9), Alemanha (6), Japão (6), Estados Unidos (2).
Além disso, o Brasil lidera um terceiro ranking: é o país que mais gasta com parlamentares. Cada um custa em média US$ 5 milhões por ano. A pesquisa dividiu o custo médio por parlamentar pela renda média de cada país. E chegou à conclusão de que no Brasil, o gasto por parlamentar é 528 vezes maior que a renda média da população.
O número é mais que duas vezes maior que o gasto do segundo colocado – a Argentina, com um gasto de 228 vezes em relação à renda média. Os países com os menores gastos, são Luxemburgo e Suíça, ambas com um gasto de 6 vezes a renda média.