O esquema de segurança para o desfile cívico do 7 de Setembro em Brasília será reforçado. E muito. A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) já tem atuado há alguns dias para identificar eventuais ameaças que possam colocar em risco as celebrações. Principalmente de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Criou uma central de monitoramento, para reunir informações e repassá-las a outros órgãos de segurança.
O Ministério da Justiça e Segura Pública publicou no Diário Oficial da União desta terça-feira (5/9) a autorização de emprego da Força Nacional de Segurança Pública em Brasília. Ela vai atuar em conjunto com a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF).
A operação terá o apoio logístico do governo do DF, que deverá oferecer, também, a infraestrutura necessária à Força Nacional. As atividades estão sob coordenação do Gabinete de Mobilização Institucional, recém criado pelo GDF.
Slogan
Este ano, o slogan das festividades é Democracia, soberania e união. O desfile terá quatro eixos temáticos: Paz e Soberania, Ciência e Tecnologia, Saúde e Vacinação e Defesa da Amazônia. A Esplanada dos Ministérios já conta com estruturas montadas de palanques e arquibancadas, além de banners decorativos nas fachadas dos prédios públicos.
O início do desfile está previsto para as 9 horas desta quinta-feira (7), com a presença do presidente Lula e outras autoridades. Mas não há previsão de discurso de Lula.