Atualização (16h): Foi eleita, por unanimidade nesta terça-feira (16/5), a chapa única da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) para o segundo biênio da atual Legislatura. Portanto, o presidente da Casa, Bruno Peixoto (UB), vai comandar o Legislativo estadual até 2026. A chapa teve todos os 41 votos dos parlamentares da Alego.
Depois de proclamada a chapa vencedora, o deputado Paulo Cezar Martins (PL) pediu aos colegas que cantassem parabéns para o presidente reeleito e aniversariante Bruno Peixoto. Em seguida, foi realizada uma oração no plenário.
O deputado Amilton Filho (MDB) parabenizou Bruno Peixoto. “Hoje é um dia muito simbólico nesta Casa”, frisou. “O deputado Bruno conseguiu construir aqui na Casa, nesses dois meses e meio de administração, uma união em torno desse projeto, calcado na confiança. Foi, neste período, um gestor hábil. É um articulador, um político que tem trânsito, que preserva o diálogo e representa todos os 41 deputados estaduais”, disse.
O mandato será para o biênio 2025-2026. A reeleição, antecipada por quase dois anos, só foi permitida depois que os deputados aprovaram, no início deste ano, PEC retomando a possibilidade de reeleger a Mesa Diretora.
Decisão do TJ
Entretanto, uma decisão do órgão especial do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO) no dia 9 deste mês é contra a reeleição contínua e ilimitada para direção dos Tribunais de Contas e Assembleia Legislativa. A avaliação do TJGO é de que a manutenção, por mais de uma recondução, afronta a Constituição Estadual. A decisão veio em julgamento de Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), movida pelo Ministério Público de Goiás (MPGO).
Os desembargadores limitaram a uma a possibilidade de recondução de presidente, vice-presidente, corregedor e ouvidor.
Confira a chapa (re)eleita na Alego:
- Presidente: Bruno Peixoto (UB)
- 1º vice-presidente: Issy Quinan (MDB)
- 2º vice-presidente: Clécio Alves (Republicanos)
- 3º vice-presidente: Bia de Lima (PT)
- Primeiro vice-presidente corregedor: Júlio Pina (Solidariedade)
- Segundo vice-presidente corregedor: Lineu Olimpio (MDB)
- Primeiro secretário: Coronel Adailton (Solidariedade)
- Segundo secretário: Wilde Cambão (PSD)
- Terceiro secretário: Amauri Ribeiro (UB)
- Quarto secretário: Cairo Salim (PSD)
- Quinto secretário: Vivian Naves (Progressistas)