O governador Ronaldo Caiado (UB) anunciou nesta terça-feira (28/11) para os 25 deputados estaduais da sua base a segunda etapa do programa Goiás em Movimento – Eixo Municípios. São investimentos do Estado em pavimentação asfáltica, drenagem e sinalização horizontal de malha viária urbana. O encontro foi no Palácio das Esmeraldas.
“Nós já atendemos 237 municípios, só nove decidiram não aderir. É algo inédito. Ninguém acreditava que daríamos conta de atender o estado inteiro. Hoje, o prefeito só fala qual é a rodovia que nós vamos recuperar”, afirmou Caiado.
Coordenado pela Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), a gestão estadual investiu R$ 383 milhões na primeira etapa do programa, destinados a pavimentação de 6.740.794 metros quadrados de rodovias.
Já o Patrulha Mecânica recebeu R$ 181 milhões do Tesouro Estadual, para a execução de 416 mil obras, em 235 municípios. O programa executa serviços em vias municipais da zona rural, como a recuperação de estradas vicinais não pavimentadas.
Aumento do ICMS
Os deputados aproveitaram a ocasião para reforçar apoio ao projeto que aumenta a alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadores e Serviços (ICMS), com a justificativa de compensar parte das perdas da arrecadação estadual.
“Todos estados já estão com isso em tramitação. Precisamos aprovar na Alego, é uma questão importante. Se ficarmos menor que os outros estados vamos perder arrecadação, vai impactar nos investimentos”, destacou o presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Bruno Peixoto.