O governador Ronaldo Caiado (UB) confirmou presença na manifestação que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) convocou para o próximo dia 25, na Avenida Paulista, em São Paulo (SP). A informação foi publicada pelo jornal o Estado de S.Paulo e confirmada pelo goiano.
“Como aliado político, estarei presente no momento em que o ex-presidente Bolsonaro conclama a população para ouvir seus argumentos. Não é um movimento contra ninguém, é um ato pacífico, como o próprio Bolsonaro fez questão de ressaltar em seu chamamento. Ele quer uma oportunidade para falar ao Brasil e eu estarei ao lado dele¨, disse Caiado.
O governador paulista Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) também já confirmou presença no ato pró-Bolsonaro. O ex-presidente pretende se defender das suspeitas de que teria se envolvido na suposta tentativa de golpe de Estado, em 8 de janeiro de 2023.
No vídeo em que convocou a manifestação, Bolsonaro fez um apelo aos seus seguidores solicitando que não levem cartazes ou faixas “contra quem quer que seja” à manifestação da Avenida Paulista, em receio por retaliações adicionais do STF. Além disso, ele incentivou as pessoas que comparecerem usando as cores da bandeira do Brasil.
Olho em 2026
Não é segredo que Ronaldo Caiado, pré-candidato à presidente da República, busca ter o apoio de Bolsonaro para 2026, uma vez que o ex-presidente está inelegível até 2030. Inclusive, há quem acredite numa chapa encabeçada pelo governador goiano e tendo a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro de vice.
Entretanto, este apoio ainda é tido como incerto na cúpula bolsonarista. O ex-presidente ainda espera mais provas de lealdade de Caiado. Ambos chegaram a romper politicamente no primeiro ano da pandemia da Covid-19, por discordarem sobre vacinação da população e medidas de isolamento social.
A presença do governador Caiado, no ato bolsonarista na Avenida Paulista, tem esse objetivo de mostrar publicamente apoio ao ex-presidente.
Leia também: Caiado ganha apoio de entidades ruralistas para 2026