O govenador Ronaldo Caiado (UB) começará o seu segundo mandato com total domínio na Assembleia Legislativa de Goiás. Dos 41 deputados estaduais eleitos e reeleitos que serão empossados nesta quarta-feira (1/2), somente 9 são da oposição. Ou quase isso. Alguns devem se posicionar como independentes, mas são simpáticos ao governador. Os demais são da base governista.
Para sacramentar, o Legislativo será presidido pelo deputado Bruno Peixoto (UB), que na legislatura passada foi líder do Governo na Casa.
É um cenário bem diferente de 2019, início do primeiro governo de Ronaldo Caiado. Primeiro, porque o governador não conseguiu eleger o presidente da Assembleia Legislativa. Seu candidato era o deputado Álvaro Guimarães (DEM na época). Mas viu ser eleito o deputado Lissauer Veira (PSB na época, hoje no PSD), que na época ainda era aliado do ex-governador Marconi Perillo (PSDB).
O governo Caiado começou o primeiro mandato com cerca de 20 deputados em sua base no Legislativo estadual. Em abril, contabilizava 24 parlamentares. Em meados daquele ano a base caiadista já tinha 28 deputados, o que garantia certa tranquilidade para aprovar matérias, especialmente as mais polêmicas. Mas, mesmo assim, não suficiente para evitar que alguns projetos que contrariavam o governo fossem aprovados na Casa.
Terminou bem
Contudo, a base do governador encerrou o ano passado com uma boa folga. Inclusive, Caiado conquistou o presidente Lissauer como aliado, embora a relação entre os dois ainda tivesse momentos tensos e de quase ruptura.
O governador começará este ano com uma legislatura bem mais simpática. Primeiro, porque o União Brasil e o MDB elegeram as maiores bancadas na Assembleia. Segundo, porque os partidos de oposição perderam cadeiras, principalmente o PSDB. Além disto, deputados do PT sinalizam quererem boa relação com o governador, que também tem interesse numa boa relação administrativa com o presidente Lula (PT). Pelo menos, neste início de governos.
Confira quem são os deputados da base governista e da oposição:
BASE GOVERNISTA
- Alessandro Moreira (PP)
- Amauri Ribeiro (UB)
- Amilton Filho (MDB)
- Anderson Teodoro (Avante)
- André do Premium (Avante)
- Bruno Peixoto (UB)
- Cairo Salim (PSD)
- Charles Bento (MDB)
- Clécio Alves (Republicanos)
- Coronel Adailton (PRTB)
- Cristiano Galindo (SD)
- Gugu Nader (Agir)
- Henrique César (PSC)
- Issy Quinan (MDB)
- Jamil Calife (PP)
- Julio Pina (PRTB)
- Lincoln Tejota (UB)
- Lineu Olímpio (MDB)
- Lucas Calil (MDB)
- Lucas do Vale (MDB)
- Renato de Castro (União Brasil)
- Ricardo Quirino (Republicanos)
- Rosângela Rezende (Agir)
- Talles Barreto (União Brasil)
- Veter Martins (Patriota)
- Virmondes Cruvinel (União Brasil)
- Vivian Naves (PP)
- Wagner Neto (PRTB)
- Wilde Cambão (PSD)
- Zeli Fritsche (PRTB)
DEPUTADOS DA OPOSIÇÃO
- Antônio Gomide (PT)
- Bia de Lima (PT)
- Delegado Eduardo Prado (PL)
- Gustavo Sebba (PSDB)
- José Machado (PSDB)
- Karlos Cabral (PSB)
- Major Araújo (PL)
- Mauro Rubem (PT)
- Paulo Cezar Martins (PL)